. De volta a edição do blog da ASMAN.... .
Uma breve história de nossos conteraneos surdos
Com a chegada do padre EUGÊNIO, em 1972 começou a ser pasado conhecimentos sobre a palavra de Deus atraves de materias em LIBRAS.
Os surdos da epóca se encontravam nas missas dirigidas pelo padre,e também nas datas festivas da paróquia da APARECIDA tornando-se assim local propício a aglomeramento de pessoas surdas tanto que em 1986 o senhor GILMAR surdo militante idealizador propós a criação de uma associação com o nome de ASMAM (Associação dos surdos de Manaus - Amazônas), para que a comunidade surda pudesse se reunir regularmente.
Assim sendo com a idéia da criação da associação aprovada pelos surdos da época os mesmos contribuiriam com quantia em dinheiro para compra de materiais esportivos entre outras coisas referente a associação e uma parcela da arrecadação seria guardada para a futura sede onde obetiveram grandes resultados.
Em 1986 senhor antônio outro surdo militante do sagmento, doou para a senhora Eliete Leite (surda tambem militante) documentos importantes e um MODELO de ESTATUTO para que fundasse a sede da associação ( no atual enderreço que hoje se encontra a sede) no ano seguinte a ASMAN passou a receber uma verba mas essa verba só serviu para a compra dos materiais de construção, assim sendo os surdos militantes não desistiram da luta pela construção de sua sede e foram a luta tanto que conseguiram o patrocinio da ex. primeira dama LEO NASCIMENTO para a construção definitiva da associação.
Hoje a ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE MANAUS (ASMAN) tem como maior objetivo servir de articuladora entre o deficiente auditivo (surdo) e a sociedade. Ter acesso a informações que supra as nescessidades e interesse da categoria surda amazonense, discutir seus direitos e serem encaminhados as empresas ( mercado de trabalho ).
A ASMAN hoje e sua atual diretoria e sua gestao:
Tem como atual presidente: Patricia Helena P.Costa e Eliete Leite dos Santos como vice-presidente (srª Eliete Leite foi duas vezes consecutiva presidente da associação) e Eduvaldo Azevedo como diretor administrativo e diretoria excutiva em sua gestão, Srª Verusa como Psicóloga e Srª Martha Alves como assistente social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário